A necessidade de transportar itens pesados faz com que a maior parte das indústrias precise de elevadores industriais. Mas, você sabe o que são esses equipamentos e no que eles se diferenciam dos elevadores comuns vistos em prédios comerciais ou até mesmo nas residências?

Descubra no post de hoje!

Características dos elevadores industriais

Elevadores industriais não deixam de ser elevadores de carga. Suas funcionalidades, apesar do nome, vão da indústria a ao setor de supermercados e comércio em geral . A construção da cabine é robusta e vazada, deixando transparecer o que está no interior. Veja a seguir outras características do produto. 

Tamanho de um elevador industrial

Os elevadores industriais têm a função de transportar cargas com praticidade e segurança. O tamanho do equipamento varia conforme o projeto, já que cada empresa tem sua necessidade.

Porém, ao contrário do monta-carga, as dimensões do elevador industrial são maiores, já que dependendo da classe (A,B ou C) o elevador pode transportar a carga e também um acompanhante para a mesma.

Capacidade de carregamento do elevador industrial

A capacidade dos elevadores industriais está diretamente relacionada ao tamanho estabelecido no projeto.

  • Para elevadores Classe A: a carga e a descarga devem ser feitas de forma manual ou por empilhadeira manual. A capacidade é calculada como 250 kg/m2 da área útil da cabine.
  • Para elevadores Classe B: elevadores utilizados para transporte de veículos. O peso da carga é calculado como 150 kg/m2 da área útil da cabine.
  • Para elevadores Classe C: nesta classe, os elevadores são carregados por empilhadeiras motorizadas; estas não podem exceder 50% da carga nominal. A carga é calculada como 250 kg/m2 da área útil da cabine.

Diferença entre elevador industrial e elevador residencial

As diferenças entre elevadores residenciais e elevadores industriais vão da construção à finalidade. Afinal, enquanto o equipamento residencial tem como objetivo principal o transporte de pessoas, o elevador industrial  é mais direcionado ao transporte de cargas podendo ou não transportar um acompanhante com a carga.

Dessa forma, o projeto é completamente diferente desde o início, seja por conta da capacidade e das dimensões, os materiais utilizados, o acabamento do produto, entre outros itens.

[avs_toc]

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *