Nesse artigo iremos aprender:

Com o mercado imobiliário tão competitivo, pensar na valorização do imóvel pode ser um grande diferencial em empreendimentos. Os investidores imobiliários estão sempre dispostos a comprar um imóvel quando sabem que ele será valorizado, mas não são apenas os investidores imobiliários que são atraídos por isso. 

Também há um interesse maior dos usuários finais pela compra – ao invés do aluguel – de empreendimentos, uma vez que a valorização imobiliária significa que seus ativos se tornam uma fonte maior de segurança financeira no futuro. 

Mas, você sabe quais os pontos que influenciam na valorização de um imóvel? São vários os fatores que influenciam no valor um imóvel e podem ser externos como o próprio mercado imobiliário, taxas e impostos, quanto outros fatores internos como localização do imóvel e características físicas do mesmo. 

Alguns desses pontos podem ser controlados por você, já outros dependem do mercado, mas o que tiver ao seu alcance você pode procurar implementar em uma construção ou reforma para que seu imóvel valorize ainda mais e você tenha mais retorno sobre o seu investimento. 

Localização

Para muitos, a localização é um fator de peso importante para  determinar a valorização do imóvel. Muitas estruturas podem ter um acabamento e metragem com características parecidas, mas terão preços completamente variados, se forem situados em bairros e ruas diferentes. 

Regiões consideradas mais nobres, de alto padrão na cidade costumam ter valores mais altos do que outros empreendimentos em outras áreas marginalizadas, mesmo que sejam semelhantes em estrutura. 

É muito comum inclusive encontrar apartamentos menores e em uma excelente região por um preço muito mais elevado do que um apartamento maior em uma região considerada desvalorizada.

A questão da localização também leva em conta o potencial de crescimento da área, ou seja, se no futuro a região tem potencial de crescimento e começar a ser mais procurada. 

São consideradas “valorizadas” também as regiões que possuem outras residências e prédios de mesmo padrão, que tenha baixo índice de violência, proximidade com comércios e bela vista. 

Comércio e facilidades

As regiões mais procuradas para viver são aquelas que oferecem boa oferta de produtos e serviços, ou seja, mais facilidade para os moradores. Isso quer dizer que regiões mais centrais são mais valorizadas do que as afastadas, que não dispõem de comércio nas proximidades. 

A presença de padarias, supermercados, farmácias, feiras, hortifruttis, bares, restaurantes, escolas, academias e até mesmo parques e praças onde o imóvel estiver situado contribuem para a valorização do imóvel.  

Acessibilidade

Nos grandes centros urbanos a acessibilidade é um ponto importante para escolha de uma residência ou apartamento. Condomínios com boa acessibilidade para as avenidas principais interferem bastante na valorização de imóveis. 

Isso significa facilidade para se chegar aos lugares principais seja de carro ou através de transporte público. Por isso que, ter um imóvel próximo a pontos de ônibus ou metrôs em que passam diversas linhas também traz certa valorização.

Segurança

Um dos principais problemas e preocupações do brasileiro é com a segurança pública. Por isso que, cada vez mais as pessoas procuram por formas de se sentirem seguras em suas casas, principalmente famílias com filhos pequenos. 

Ter um imóvel em uma região com baixo índice de furtos, assaltos, sequestros e demais crimes contribuem muito para aumentar o valor de um imóvel. 

Ter câmeras de segurança, portaria 24 horas e cercas elétricas também faz total diferença no preço de um imóvel, pois traz uma garantia a mais de segurança.

Condições do imóvel

As características externas influenciam muito na valorização do imóvel, mas as características internas também são importantes. Um imóvel mais novo terá um preço mais alto do que um antigo, um imóvel maior também – por regra – terá um valor mais alto do que um menor se estiver nas mesmas condições.

Qualidade dos materiais utilizados na construção e acabamento também são valorizados, pois isso indica mais durabilidade do empreendimento e menos necessidade de reformas, manutenção ou gastos. Materiais nobres como mármore, cerâmica, porcelana e madeiras nobres são muito procurados, assim como casas com conceito sustentável

O fato de ter garagem disponível e mais oferta de área lazer ao redor também aumentam o valor. No caso de condomínios com piscina, academia, terraço gourmet e outras áreas de lazer também contribuem para subir o valor do imóvel. 

Vizinhança

Não só a localização é importante, mas o tipo de vizinhança que reside no local também conta muito. Isso significa analisar o comportamento dos vizinhos e o tipo de construção das residências do entorno. Quanto mais casas ou prédios de alto padrão em volta, maior será o valor do imóvel. Se os estabelecimentos comerciais no entorno também forem estruturados com o mesmo padrão isso eleva bastante o nível da região e, consequentemente, do imóvel.

Tecnologia

Oferecer tecnologia no imóvel também é um diferencial que valoriza. Prédios com elevadores modernos e funcionais agregam mais valor ao seu empreendimento, assim como portão eletrônico e outras automatizações que trazem mais facilidade no dia a dia. 

Pensar na questão da acessibilidade seja em prédio ou residência também aumenta consideravelmente a valorização do imóvel e abre o leque de pessoas com necessidades que procuram por esse tipo de adaptabilidade. 

Leia também:

5 motivos para investir em um elevador residencial moderno
Tudo o que você precisa saber para comprar um elevador de qualidade

Que tal começar a valorizar seu empreendimento com a modernização ou instalação de elevadores? Entre em contato com a Espel!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *