Nesse artigo iremos aprender:

Você sabe quais os modelos de elevadores de carga mais tradicionais? Para que servem? Quais as vantagens? Para saber mais informações sobre isso, leia nosso artigo até o final e descubra qual o melhor elevador de carga para o seu projeto.  

Os elevadores são indicados para atender necessidades de transporte vertical, utilizados na indústria e comércio. Podem ser criados sob medida, conforme as necessidades de cada contratante para atender a projetos específicos. Pode ser usado em fábricas, armazéns, centros comerciais e em obras e indústrias.   

Saiba o que são elevadores de carga neste nosso outro artigo.

Importância do elevador de carga

O elevador de carga e descarga é indispensável para uso na construção civil. O elevador é indicado para transporte eficiente. Sem os elevadores de carga, o dia a dia dos funcionários se tornaria mais lento e praticamente inviável, pois geraria perda de produtividade.  

Características dos modelos de elevadores de carga

Os modelos de elevadores de carga podem ter variações de acordo com a carga a ser transportada, mas elas possuem algumas características em comum, como a robustez do elevador para conseguir transportar a carga com total segurança e livre de acidentes.

Esses elevadores de carga também possuem excelente desempenho e alta resistência, mesmo após anos de uso. A maioria dos elevadores costuma ter portas automáticas para facilitar as paradas. O elevador pode ser desenvolvido para ter paradas personalizadas, de acordo com a necessidade de cada empresa. 

Indiferente do tipo, todas devem estar fabricadas de modo condizente com as normas da ABNT. 

Abertura de portas nos elevadores de carga

Os modelos de elevadores de carga podem ser automáticos deslizantes na horizontal; ter eixo vertical que são similares com as portas convencionais com dobradiças, geralmente instalado em pavimentos; ter porta guilhotina deslizante seja manual ou motorizada que são mais indicadas para cargas pesadas e voltadas para minimizar colisões e/ou danos de empilhadeiras e equipamentos; as portas pantográficas (hastes articuladas), mais popular e barata. 

Modelos de elevadores de carga

O elevador de carga como o nome já antecipa é feito para transportar cargas. Esse é um dos modelos de elevadores de carga mais comuns. São fabricados em completa conformidade com a norma ABNT NBR 14712 que estabelece 3 tipos de carregamento que podem ser:

  • Carga comum: onde o peso é distribuído completamente e uma peça nunca pesa mais que 1/4 da carga nominal do elevador. O carregamento é feito através de empilhadeiras manuais. 
  • Carga automotiva: este elevador é usado para transporte de veículos utilitários ou de passageiros.
  • Carga pesada: neste caso o carregamento é feito por empilhadeira motorizada, uma vez que os carregamentos são com mais concentração de peso. 

Veja também sobre as dúvidas antes de comprar um elevador de carga industrial

Classes de carregamento

Existem basicamente três classes de carregamento: classe A, classe B e classe C. Entenda um pouco mais sobre isso!

Classe A

São aqueles carregamentos de uma peça única que pesa mais de 25% da capacidade de carga nominal do elevador.

Classe B

São categorizadas para transportar veículos automotivos.

Classe C

Peso de carga que utiliza empilhadeira que pode ser subdividida em C1, que a empilhadeira se desloca com a carga; C2, em que o carregamento é motorizado ou manual, mas não vai com a carga e o C3 que é aquele com grande concentração de carga. 

Confira os modelos de elevadores de carga abaixo!


Elevador monta carga

O elevador monta carga é indicado para transporte de cargas menores, de objetos médios como medicamentos, livros, documentos, alimentos, utensílios e outros produtos. 

Geralmente é utilizado em restaurantes, hoteis, bibliotecas, indústria farmacêutica e outras empresas. Permite o transporte facilitado entre os antes, sem colocar em risco os produtos que devem permanecer íntegros. 

Elevador de automóvel

O elevador de automóvel é indicado para ser instalado em estacionamentos, concessionárias, lojas e também condomínios residenciais de colecionadores. 

É uma ideia que surgiu devido à falta de espaços horizontais das grandes metrópoles. Com a urbanização, os elevadores verticais para transportar automóveis ganharam mais espaço. 

Dentre os benefícios do elevador de automóvel estão a flexibilidade do projeto, redução de custo de áreas comerciais, a economia de espaço e a valorização do imóvel. 

Este elevador é voltado para suportar pesos de até 3.200 kg, tem acesso a portas unilaterais ou lados opostos. Importante ressaltar que o peso colocado no elevador deve respeitar a carga nominal de cada elevador para levar a prejuízos. 

Veja as especificações do elevador monta carga comum, do elevador elétrico monta carga e do elevador hidráulico monta carga da Espel.

Benefícios do elevador de carga

Os modelos de elevadores de carga trazem alguns benefícios importantes como mais segurança no transporte de cargas, evitando acidentes. É uma alternativa eficiente que agiliza as operações de carga e descarga. O elevador de carga visa facilitar a produção e o dia a dia de trabalho dos colaboradores, além de evitar acidentes de trabalho e melhorar a ergonomia.

Trabalho agilizado: facilidade na entrega de produtos e equipamentos, melhora da logística.

Otimização da planta: expansão da área produtiva através da verticalização das instalações.

Mais segurança: transporte de materiais em conformidade e atendendo as normas da ABNT e outras normas regulamentadoras.

Fácil manuseio: elevadores fáceis de manusear, não é necessário treinamento para operar.

Possibilidade de customização: muitas empresas trabalham com customização dos projetos, podendo escolher o design da cabine e acessórios, bem como capacidade, número de paradas, dimensões e outras questões técnicas. 

Saiba também sobre o que considerar ao avaliar o custo de um elevador monta carga

Curiosidades dos elevadores de carga

Eles são capazes de transportar cargas de diferentes pesos, de 300 a 5000 kg ou mais. No mercado existem modelos de elevador de carga com acionamento hidráulico que é mais utilizado em desníveis de até 15 metros e que pode ou não ter casa de máquina superior instalada. 

Já o elevador de carga de tração convencional exigem a casa de máquina que pode chegar a desníveis maiores até 60 metros. Os modelos de elevadores de carga devem obedecer a certos critérios de desempenho, como tipos de tensão, capacidade de carga, números de parada e acesso. 

Se estiver interessado em desenvolver um elevador de carga você pode entrar em contato conosco. Se quiser nos chame no what’s app (19) 97421-9751 ou por e-mail espel@espel.com.br para tirar dúvidas. 

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *