Os elevadores automotivos carregam um conceito de inovação, pensados para trazer mais conforto aos moradores de edifícios de luxo. Alguns lançamentos imobiliários super modernos, principalmente em grandes metrópoles já utilizam esse conceito em edifícios de alto padrão e hi-tech.

Com a densificação urbana contínua, a necessidade de espaço para estacionamentos que ocupem menos espaços cresce. Essa é a solução ideal para uso em empreendimentos localizados em ambientes urbanos movimentados.

O que é e quando surgiu? 

O elevador automotivo é, basicamente, um elevador para carros, utilizado para levar os veículos do térreo ao andar desejado. Ainda pouco utilizado no mercado imobiliário brasileiro, começou a aparecer mais por conta da demanda de compradores.

Lugares como Estados Unidos (Miami e Nova Iorque) e Cingapura já utilizam skydrive e artistas como Nicole Kidmann, contam com essa tecnologia exclusiva e moderna.

O primeiro uso dessa tecnologia surgiu com o edifício chamado Hamilton Scotts, em Cingapura, com 30 andares e 56 apartamentos, cada um com duas vagas de garagem. Nesse empreendimento, o veículo pode ser admirado da sala de estar, por uma divisão de vidro entre o ambiente da sala e a garagem e funciona como um item decorativo, ideal para os apaixonados por carros. 

Como funciona? 

Os elevadores automotivos permitem que o morador suba com seu carro e possa estacionar em seu apartamento ou ainda em estacionamento em outros andares. 

Dependendo de como for construído, o morador poderá realizada a chamada do equipamento dentro do seu próprio veículo e terá espaço suficiente para manobra, além da possibilidade de entrar de frente ou de ré. 

Ao passar pela porta da cabina continuará até chegar ao andar do seu apartamento, com muita facilidade. Por questão de segurança, os elevadores automotivos geralmente contam com sistema de monitoramento de entrada e saída do carro para evitar acidentes. A porta será fechada apenas após completa passagem. 

Onde instalar? 

Os elevadores automotivos podem ser instalados em prédios de luxo, como citamos acima, mas também em estacionamentos, concessionárias, showrooms, lojas de automóveis e casa de colecionadores. 

Esse tipo de elevador oferece aos arquitetos e proprietários de imóveis maior flexibilidade no projeto, o que pode ajudar a reduzir o custo de áreas comerciais e possibilitar uma economia significativa de espaço, além agregar valor ao imóvel.

O produto final são equipamentos muito seguros, robustos e convenientes, com uma vida útil tão longa quanto o próprio edifício.

Para instalação de elevadores automotivos, algumas exigências precisam ser atendidas, como estar enquadrado na norma NBR 14712, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece os requisitos de segurança necessários para construção e instalação desse tipo de elevador.

Benefícios dos elevadores automotivos

Além do conforto de não precisar sair do carro, se deslocar do estacionamento até o elevador e chegar até seu apartamento, você também economiza tempo. A facilidade também é outro ponto, uma vez que fica muito mais fácil descarregar compras de mercado, sem precisar utilizar o carrinho de compras do prédio e muito menos carregar várias sacolas nas mãos no elevador tradicional. 

Para quem sofre de doenças crônicas, como dores nas costas ou artrite, essa também é uma excelente opção, além de idosos e outras pessoas com dificuldade de locomoção. 

Outras vantagens que não podemos deixar de considerar é a valorização do imóvel, alta durabilidade da instalação e a segurança no transporte.

Características principais 

  • O elevador de automóvel conta com comandos colocados em todos os pavimentos.
  • Trata-se de um elevador robusto voltado para suportar pesos de 3.200 kg.
  • Oferece acesso às portas de pavimento unilateral ou por lados opostos.
  • A carga colocada no elevador de automóvel deve respeitar a carga nominal do elevador para não haver prejuízos ou danos.
  • Todos os equipamentos são fabricados em conformidade com a classe B da norma técnica ABNT NNR 14712.
  • É permitido o motorista e passageiros apenas dentro do veículo no transporte.

Acesse a tabela com as especificações aqui! Saiba mais sobre o elevador de automóvel. Se preferir entre em contato e tire dúvidas direto com um representante Espel pelo email [email protected].

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *