Tudo o que você precisa saber sobre plano de manutenção preventiva de elevadores

Sabe da importância de ter um plano de manutenção preventiva de elevadores? Investir em um projeto de elevador de alta qualidade é o primeiro passo para melhorar a acessibilidade e o conforto de quem precisa se locomover entre os andares de um edifício – ou mesmo de uma residência. Isso porque é preciso ter uma série de cuidados com o produto, para garantir seu bom funcionamento ao longo dos anos. O plano de manutenção preventiva de elevadores faz parte desses cuidados.

Saiba mais sobre esse serviço, indispensável para todos os tipos de equipamento, no artigo de hoje.

Quando é realizado o serviço?

O objetivo do plano de manutenção preventiva de elevadores é localizar problemas antes que eles, de fato, apareçam e resultem em verdadeiros transtornos para os usuários do elevador, como uma cara e prolongada manutenção corretiva. O ideal é que a manutenção preventiva ocorra mensalmente, para que uma equipe especializada confira frequentemente os componentes do produto.

Porém, além das manutenções mensais, independentemente do tipo de elevador – elevador de carga, para prédios comerciais ou residências – uma vistoria mais completa deve ser feita anualmente.

Como é feita a manutenção preventiva de elevador?

A manutenção preventiva de elevadores inclui a limpeza, regulagem, lubrificação e ajuste geral do equipamento. São observados, por exemplo, o nível de ruído; estado dos trilhos, cabos de aço, polias, correntes; o fluído hidráulico e etc.

No caso das verificações, também há a análise da casa de máquinas, do estado das peças (o que ajuda a identificar com antecedência os itens que precisam ser substituídos), a sinalização e o uso do elevador pelas pessoas.

Quais os benefícios da manutenção preventiva de elevadores?

Por fim, a importância do plano de manutenção preventiva de elevadores reside no fato de que o serviço traz uma série de benefícios para o local onde o equipamento está instalado. Dentre eles, a redução do risco de paradas e acidentes; o menor custo com manutenção corretiva e substituição de peças; e a melhoria na qualidade das viagens – do tempo de espera pelo elevador à suavidade das paradas nos andares e pleno funcionamento dos botões e luzes.

Além disso, vale lembrar que o serviço aumenta a vida útil do elevador, o que é fundamental tanto em prédios comerciais e residenciais, quanto nas indústrias.

Leia também esses conteúdos:

Precisa de uma empresa especializada em manutenção preventiva de elevadores para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e o máximo conforto para os usuários? Fale com a Espel!

[avs_toc]

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    0 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.