Instalados em uma ampla variedade de empresas e edifícios, o elevador de serviço é adequado para quase todos os ambientes. 

Sem comprometer a segurança e proteção, o serviço eleva o transporte de mercadorias e pessoas entre edifícios de vários andares de maneira eficiente e oportuna.

Alguns dos tipos de edifícios que se beneficiam de elevadores de serviço incluem:

  • Hotéis
  • Hospitais
  • Restaurantes
  • Escolas
  • Escritórios e prédios empresariais
  • Residências

Seguindo os regulamentos de construção e adaptando-se às necessidades de um negócio, elevadores de serviço ajudam a facilitar o fluxo de pessoas de maneira organizada. 

Legislação 

É importante enfatizar que funcionários não podem ser proibidos de utilizar os elevadores “sociais”. Neste ponto convergem as leis municipais e estaduais sobre uso de elevadores em quaisquer condomínios.

As leis também prevêem, em geral, a obrigatoriedade de colocação de placas sobre esta determinação, no elevador ou áreas sociais. No município de São Paulo-SP, foi regulamentado até o tamanho mínimo da placa. E há multas previstas para o descumprimento das disposições legais. A lei varia de acordo com cada estado e município, por isso, fique atento. 

É comum haver muitas reclamações no condomínio relacionadas ao uso do elevador de serviço ou social e muitas vezes acontece até de ser levado à justiça trabalhista por discriminação. Importante deixar claro que o elevador social e de serviço podem ser usados tanto para funcionários quanto para moradores, não havendo distinção alguma. 

Portanto, empregadas domésticas, porteiros e seguranças podem utilizar normalmente ambos os elevadores. As proibições apenas valem sobre o que pode ou não ser transportado nesses elevadores. 

Saiba mais sobre as diferenças no nosso artigo elevador social x elevador de serviço

O que pode ser transportador no elevador de serviço? 

O elevador de serviço, como mencionamos acima, é indicado para transporte de pessoas e algumas cargas como caixas, compras, móveis e eletrodomésticos em dias de mudanças, e também é orientado para trânsito de banhistas e pessoas com pets. 

Dependendo das normas de cada condomínio pode ser também orientado o uso do elevador de serviço para transporte de comida e lixo, por conta do cheiro que fica no elevador e pode impregnar e atrapalhar outros moradores. É uma questão de bom senso e etiqueta e as normas variam de acordo com cada prédio.

O elevador de serviço também pode ser indicado a prestadores de serviços, que venham realizar alguma manutenção e traga equipamentos e máquinas que podem atrapalhar a circulação de pessoas dos moradores ou funcionários de um prédio empresarial entre os andares.

Em caso de dúvida consulte o regulamento interno do seu condomínio e as leis vigentes no estado ou município em que reside. Se precisar, convoque assembleias para conversar com todos os envolvidos e decidir novos regulamentos em caso de necessidade. Se você presenciar algum tipo de discriminação racial ou de outra ordem, denuncie

Manutenção em dia 

Independentemente do tipo de elevador, a manutenção deve estar em dia, seja do elevador social ou do elevador de serviço. Ambos devem realizar a manutenção preventiva para garantir seu correto funcionamento. 

As vezes, alguns condomínios podem negligenciar a manutenção programada e preventiva do elevador de serviço, por ser menos utilizada do que o elevador social. Entretanto, em caso de falhas ou interrupção do funcionamento, essa atitude pode sobrecarregar o uso do elevador social, além de colocar em risco a segurança das pessoas. Confira nosso artigo sobre plano de manutenção preventiva e veja o que fazer. 

Essa é uma das atribuições do síndico do condomínio, dentre muitas outras necessárias para manter o condomínio em ordem e pleno funcionamento. 

Além disso, o síndico tem a grande responsabilidade de fazer uma boa escolha de empresa de instalação de elevadores e manutenção para que preste um serviço eficiente. É essencial que a empresa contratada tenha assistência 24 horas, afinal em grandes condomínios o trânsito de pessoas é intenso. 

Conheça a história da Espel e saiba um pouco sobre nossa trajetória e experiência no ramo de elevadores. Qualquer dúvida, entre em contato: [email protected]

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    0 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *