Essa é uma dúvida comum das pessoas. Na verdade, sim. A numeração do painel de elevador é de baixo para cima. Mas o fato, de você clicar neste artigo pode sugerir que você pensou que havia algo errado com eles, mas por quê?

Muitos acreditam que faz mais sentido colocar os números de forma natural. Assim como lemos, da esquerda para a direita, de cima para baixo. Mas esse método não é muito confortável em todos os casos. Aqui está um exemplo.

Dê uma olhada no teclado do seu computador. Como os números estão organizados?

Uma vez que um computador nada mais é do que uma extensão de uma calculadora, o teclado numérico se assemelha ao de uma calculadora.

calculadora

Esse conceito é conhecido como mapeamento.

Mapeamento 

É um dos conceitos do design de interação criados por Don Norman para melhorar a experiência do usuário na interação com produtos (visibilidade, feedback, restrições, mapeamento, consistência, significantes). Tecnicamente, significa a relação entre os elementos de dois conjuntos de coisas.

Se tiver interesse, leia mais sobre os conceitos de design de interação neste link!

O teclado numérico foi mapeado para o de uma calculadora. Isso ajuda na fácil adaptação de novas tecnologias.

Outro exemplo? 

Dê uma olhada no teclado de discagem do seu celular, adivinhe da onde ele vem?

A correspondência espacial entre o layout dos controles e os dispositivos controlados torna fácil determinar como usá-los. 

– Don Norman

Quando você entra em um elevador, seu cérebro mapeia os andares do prédio com o painel de elevador. Então, se você quiser ir em direção ao topo do edifício, você começará a olhar pelo topo do painel de controle, e se você quiser ir em direção ao estacionamento? Resposta correta! Você vai olhar de baixo para cima.

Além disso, se você se lembrar de sua visita a um hotel ou, na verdade, a qualquer prédio de apartamentos, deve ter notado que os números dos quartos começam com 100 ou 101, representando o primeiro andar. 201, 202, 203 representando o 2º andar e assim por diante. Você vê que isso cria um mapeamento direto entre andares, apartamentos e o painel de elevador. Todos numerados de baixo para cima. Os botões refletem sua presença no mundo real. Isso ajuda na tomada de decisão mais rápida.

As pessoas não são tão pacientes esperando dentro de um elevador (é por isso que existem aqueles espelhos instalados lá), elas geralmente estão com pressa para chegar em uma reunião, para pegar um voo, para pegar o último ônibus depois do trabalho. Então, por que gastar mais um momento pensando em qual botão apertar? Ou o pior de tudo apertar o botão errado e esperar que as portas abram e fechem.

Agora a questão é: os números devem aumentar horizontalmente ou verticalmente? Como nos sentimos confortáveis lendo da esquerda para a direita, os números dos andares também devem ser organizados dessa forma.

botoeira painel de elevador

Conclusão 

Tudo deve ser pensado do ponto de vista do usuário. O usuário olha para cima para encontrar seu andar ou para baixo se estiver saindo do prédio. E é assim que a organização dos botões do painel de elevador devem ser distribuídos. 

Esses outros conteúdos também podem te interessar:

Aprendeu algo novo nesse artigo? Se achou interessante envie para seus amigos e siga nossas redes sociais para mais curiosidades.

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    0 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *