Os elevadores têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos devido ao número crescente de edifícios de vários andares que vêm sendo construídos. Existem vários modelos de elevadores que você pode escolher de acordo com suas necessidades.

No entanto, muitas pessoas não conhecem essas opções, então, quando precisam fazer uma escolha ficam um pouco perdidas em meio à tantas informações ainda mais quando elas são técnicas. É importante escolher um elevador que combine um bom design com especificações técnicas assertivas.

Na Espel, temos o prazer de dizer que podemos ajudá-lo a escolher o elevador correto para o seu edifício. Os avanços tecnológicos são tão grandes que existem uma variedade de opções disponíveis. Os diferentes modelos de elevadores no mercado incluem aqueles com casa de máquina ou não, elétrico ou hidráulico, elevador de carga e por aí vai. Leia o artigo até o final para saber como escolher e os modelos possíveis. 

Como escolher um elevador? 

Aqui estão alguns pontos-chave a serem considerados ao comprar um elevador para seu prédio:

  • Tamanho do elevador e capacidade de carga: muitos elevadores têm um tamanho padrão, embora também existam opções de tamanhos maiores. É importante considerar a possibilidade dos elevadores transportarem equipamentos especiais, como cadeiras de rodas, embora isso exija mais capacidade de peso e outras questões de acessibilidade previstos na legislação. Em prédios com pouco tráfego, alguns elevadores pesam o suficiente para transportar cargas pesadas de um andar para outro. 
  • Considere os riscos de segurança potenciais: medidas de segurança adequadas são necessárias para reduzir a probabilidade de acidentes. As opções de segurança importantes que não devem ser negligenciadas incluem a instalação de sistemas de alarme, backups de falha de energia e outros sistemas de segurança.
  • Sistema de acionamento do elevador: o sistema de acionamento mais popular para elevadores residenciais são rolos de enrolamento. Um elevador desse tipo moderno requer uma casa de máquina muito pequena, se houver algum movimento da corrente de equilíbrio, o elevador pode não precisar de uma casa de máquina.
  • O preço do elevador: O custo de um elevador varia de muito alto, quando é de luxo aos mais econômicos. É importante analisar o custo geral dos elevadores, desde a compra até a instalação e manutenção. A Espel oferece preços competitivos, com ótimo custo x benefício. 
  • Opção de garantia: É importante comprar um elevador de um fabricante que ofereça uma boa garantia, para evitar imprevistos em momentos de necessidade. 
  • Modelos de elevadores: Existem muitos modelos diferentes de fabricantes diferentes no mercado. Considere um modelo que melhor se adapte ao seu projeto arquitetônico. Veja abaixo algumas das opções mais comuns.

Modelos de Elevadores: do residencial ao elevador de automóvel 

Modelos de Elevadores

Elevador predial 

O elevador predial é indicado para trazer mais facilidade no transporte das pessoas em edifícios residenciais, comerciais e empresariais com médio e grande fluxo de passageiros. Promove mais conforto e suavidade nos deslocamentos dos andares.

Pode ser com ou sem casa de máquinas, instalado com barreira eletrônica que impede fechamento de portas ou reverte seu movimento em caso de obstrução do feixe. Opção de sinalização em braille. O acionamento é eletromecânico VVVF, pode ter entrada unilateral, oposta ou adjacente. 

Elevador residencial 

O elevador residencial é indicado para trazer mais facilidade nos transportes. Tem capacidade de 225 kg ou 3 passageiros. A velocidade pode atingir 18m/min ou opcionalmente 21m/min. Conta com portas automáticas com abertura lateral. Pode ser com ou sem casa de máquinas. 

Elevador elétrico

O elevador elétrico da Espel faz parte de uma linha moderna com acionamento elétrico convencional que oferece a melhor tecnologia do mercado. Indicado para instalação predial ou residencial. Pode ser fabricado com ou sem casa de máquinas. Os elevadores atendem as normas de acessibilidade ABNT NBR 12892 ou NBR NM 313. 

Elevador hidráulico 

O elevador hidráulico é uma opção indicada para trazer mais facilidade nos transportes de passageiros e cargas. É conhecido pela facilidade de instalação. O elevador hidráulico pode ser fabricado de acordo com as especificações de cada projeto com relação à dimensão, quantidade de pessoas e peso. Pode ser com ou sem casa de máquinas.

Elevador monta carga 

O elevador monta carga é ideal para transporte de cargas menores. É utilizado para transporte de materiais de volumes médios como medicamentos, documentos, livros, utensílios de cozinha, alimentos, dentre outros produtos. A Espel fabrica elevadores monta carga elétricos com capacidade de 100, 200 e 300 kg em aço inoxidável.

Elevador de carga 

O elevador de carga é ideal para transporte de cargas em galpões ou outras edificações em que o transporte vertical é fundamental para melhorar a eficiência do trabalho e otimizar o tempo. São fabricados em conformidade com a norma ABNT NBR 14712.

Plataforma de Acessibilidade

As plataformas de acessibilidade podem ser instaladas em locais públicos, em que há um fluxo maior de pessoas ou para fins residenciais. As plataformas elevatórias ajudam a transportar com segurança e rapidez pessoas com mobilidade reduzida, além de promover mais conforto, suavidade e acessibilidade nos deslocamentos entre os andares.

Elevador Para Maca 

O elevador para maca foi projetado especificamente para o transporte de maca ou maca leito vertical em prédios. Geralmente é usado em prédios que precisam receber pacientes com mobilidade reduzida como clínicas, hospitais, laboratórios e também casas de repouso. 

Os elevadores são fabricados em aço inoxidável e em conformidade com as normas e regulações vigentes da ANVISA e ABNT para Hospitais e Clínicas Médicas.

Elevador Para Automóvel 

O elevador para automóvel é fabricado em modelo único. Ideal para estacionamento, concessionárias, showrooms, lojas de automóveis, condomínios e residências de colecionadores.

O elevador de automóvel conta com comandos colocados em todos os pavimentos. Trata-se de um elevador robusto voltado para suportar pesos de 3.200 kg. Oferece acesso às portas de pavimento unilateral ou por lados opostos.

Agora ficou mais fácil saber qual o elevador é o mais indicado para suas intenções. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco. Podemos te ajudar! 

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *