A assistência técnica de elevadores é uma maneira de garantir que os equipamentos de um prédio estejam funcionando perfeitamente.

Uma boa parcela dos condomínios trocam de síndicos frequentemente. Os motivos são variados: revezamento entre os condôminos, política acirrada dentro do condomínio, condôminos que não querem permanecer no cargo de síndico, etc.

Quando um novo síndico assume e, por qualquer razão, não aprova os métodos do seu antecessor, há muitas mudanças de ordem administrativa e, quase sempre, os fornecedores do condomínio são substituídos. Essas mudanças podem ser benéficas ou não. Se o objetivo for baixar preços, cuidado! O barato pode resultar em custo alto.

No segmento de elevadores, para quem conhece o mercado e sabe como procedem as empresas prestadoras de assistência técnica de elevadores, fica claro que o menor preço nem sempre significa menor custo. Este é o assunto para esta edição.

O objetivo aqui não será o do convencimento que a empresa A ou a B presta o melhor serviço ou oferece o menor preço e sim mostrar as características do mercado, algumas armadilhas e tentar esclarecer o mundo técnico dos elevadores.

Você foi empossado como síndico do seu condomínio e precisa contratar uma empresa para prestar a assistência técnica de elevadores. Pede orçamento para três empresas que lhe indicaram. Dentre elas, é claro, a fabricante dos elevadores… Não, você acha que os fabricantes cobram mais caro, como as concessionárias de automóveis? Como dissemos, não queremos influenciar sua decisão, mas o fabricante é o seu ponto de partida.

Ao receber os orçamentos, temos certeza que a sua primeira atenção recai, lá na última página, onde estão os valores que serão cobrados mensalmente. Muitos síndicos param por aí. Decidem-se pelo mais barato e ponto final. Porém você, mais cauteloso, quer fazer o dever de casa direitinho e decide dar uma olhada no contrato.

O que é uma Assistência Técnica de Elevadores

É importante que um síndico saiba as atribuições, responsabilidades e o que está por trás de uma empresa que presta Assistência Técnica para elevadores. Ao contrário do que muitos imaginam que uma “assistência técnica de elevadores” é feita por um mecânico com uma caixinha de ferramenta que percorre o equipamento para colocar um graxinha aqui e um perfuminho ali, devemos dizer, em defesa das empresas sérias e bem constituídas, que, antes de qualquer coisa, um elevador só tem utilidade se um morador apertar o botão do andar destino e todo o equipamento estiver 100% de mecânica e de eletroeletrônica para funcionar, caso contrário, o cliente terá que subir ou descer um ou mais andares pela escada.

O elevador é um complexo equipamento desenvolvido com uma engenharia de altíssima tecnologia. A cada modelo lançado no mercado, nota-se um grande avanço high-tech, no conforto e sofisticação no acabamento.

A assistência técnica de elevadores precisa acompanhar o desenvolvimento dos elevadores. Para se formar um técnico em elevadores, são necessários vários anos de estudo, treinamento, estágio e experiência de campo. Este profissional não limpa elevadores, uma vez que a atribuição dele é fazer o equipamento funcionar com segurança. Ele ensina às pessoas encarregadas da limpeza como fazê-la da forma correta e sem danificar qualquer componente do equipamento.

Os elevadores destinados a passageiros, são projetados para 120 partidas por hora em média, significando até 1200 viagens por uma jornada de 10 horas diárias. Com essa carga de trabalho, os componentes mecânicos se desgastam e a fadiga de material acontece. Os componentes eletrônicos sofrem variações de tensões elétricas em todo o tempo de uso, necessitando de verificações, testes de segurança e ajustes periódicos para um funcionamento normal e um mínimo de paralisações. A periodicidade de manutenção para um elevador é de 30 dias. No caso de prédios com tráfego intenso, deve-se realizar a manutenção no período de 15 dias.

Uma empresa de assistência técnica de elevadores é composta por um engenheiro mecânico (morador na cidade e credenciado pelo CREA), técnicos, atendentes, administrativos, veículos de atendimento e visitas aos condomínios, sistema de comunicação empresa x técnicos x clientes, estoque, oficina e logística de peças, contratos de cobrança pelo sistema bancário e cartões de créditos, ter cadastro no CREA, Prefeitura e Estado, pagar todos os impostos, taxas, encargos, sindicatos, etc; ter um seguro de responsabilidade civil para cobertura de eventuais danos pessoais e/ou materiais decorrentes dos serviços prestados por ela, manter uma sede devidamente aparelhada para receber seus clientes e fornecedores.

Bem, agora você terá a oportunidade de saber se a empresa de Assistência Técnica que presta serviços aos elevadores de seu condomínio está dentro de um padrão ideal de atendimento:

Atendimento ao Cliente

Quando você liga para a sua assistência técnica, a comunicação é fácil? Consegue falar de imediato com quem deseja? E fora do horário comercial, em caso de emergência?

O que está prometido no contrato é cumprido integralmente no atendimento? O prazo de atendimento para elevadores parados está sendo cumprido?

E o prazo para resgatar pessoas presas nos elevadores?

Quanto tempo o técnico leva para fazer a manutenção preventiva de cada elevador?

Você sabia que para uma manutenção completa são necessárias 4 horas por elevador, para prédios com 10 a 12 pavimentos?

Quando da troca de peças, o técnico deixa na portaria as peças trocadas?

Preços Menores, Custos Maiores

Você sabia que as empresas que cobram menos pela manutenção preventiva o fazem porque cada técnico tem sob sua responsabilidade o dobro de elevadores para atender durante o mês? Que, para atender o dobro de elevadores, o técnico tem tempo de fazer somente metade de uma manutenção completa?

Que fazendo uma manutenção, na metade do tempo, conjuntos como o mecanismo de abrir e fechar a porta, por exemplo, que funciona mais de 100 mil vezes por ano, se deixam de ser, seus componentes mecânicos, apertados, ajustados e lubrificados mensalmente. Que este mecanismo, composto por cabos de aço, roldanas de náilon, molas, porcas e parafusos, é o responsável por manter a porta bem fechada e esta não pode ter folgas nem estar fechada com muita pressão – levando a um desgaste prematuro? Que, se houver desgaste nas peças e a porta não fechar, o elevador não parte? Pior ainda, e se não abrir? Que as chamadas para atender elevadores parados por quebra ou desgaste de componentes são mais lucrativas que as visitas preventivas de manutenção?

Estoque de peças

O estoque e a estratégia logística de reposição de peças são primordiais a fim de que um elevador não fique parado por mais de 48 horas.

Você confia em que a sua empresa de manutenção de elevadores cumprirá as promessas feitas em contrato, onde afirma que dará solução para o defeito do elevador em, no máximo, 48 horas?

Ferramentas especializadas

Quando vamos a um dentista, nossa atenção recai sobre os equipamentos que o profissional utiliza para cuidar de nossos dentes. Quanto mais moderno e sofisticado for o consultório, mais confiamos no serviço do odontólogo. Digamos que você tenha um carro no valor de R$ 80 mil ou mais e precise recorrer a um serviço de regulagem de motor, você levaria o carro a um mecânico que trabalha numa oficina modesta utilizando-se de uma chave de fenda e o “ouvidômetro” para fazer regulagem ou prefere uma oficina moderna, limpa, com mecânicos treinados em fábricas automotivas que utilizam equipamentos de última geração para regular motor e detectar outros tipos de problemas que possam ocorrer futuramente?

Você já prestou atenção às ferramentas e equipamentos eletrônicos utilizados na manutenção do seu elevador?

A melhor forma de se contratar uma Assistência Técnica

Como você já viu, a melhor forma de se contratar uma empresa, para prestar Assistência Técnicas aos elevadores de seu condomínio, não é pelo preço.

Conheça a empresa candidata ao seu contrato, indo ao seu endereço, conversando com os técnicos e proprietários, pedindo para que eles mostrem a oficina e o estoque de peças. Não deixe de fazer pelo menos duas consultas com síndicos-clientes antigos da empresa em questão.

Conversando com os técnicos e proprietários, pedindo para que eles mostrem a oficina e o estoque de peças. Não deixe de fazer pelo menos duas consultas com síndicos-clientes antigos da empresa em questão.

Fiscalização

Você sabia que em São Paulo existe um órgão regulamentador e fiscalizador para as empresas instaladoras e assistência técnica de elevadores? É o CONTRU Departamento de Controle e Uso de Imóveis na capital paulista. Para se ter uma idéia da importância desse órgão fiscalizador, basta descrever o seu campo de atuação, que engloba questões como risco de explosões, pânico, queda de objetos ou pessoas, desabamentos, alagamentos, vazamentos de produtos químicos perigosos, contaminações, instalações elétricas, fiscalização de pára-raios, etc. O Contru também atua como órgão técnico de fiscalização na análise de projetos e realização de vistorias inclusive em elevadores.

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