Nesse artigo iremos aprender:

Em tempos de crise da saúde pública todo cuidado é importante para evitar a proliferação de vírus e bactérias. Os síndicos, administradores de condomínio e moradores precisam dar uma atenção maior a certas questões de higienização e uma delas é como limpar elevador de inox corretamente e sem causar avarias ou falhas no funcionamento do elevador. A limpeza de locais que possuem grande trânsito de pessoas deve ser redobrada. O elevador é um desses espaços, que recebe um grande número de pessoas todos os dias. Existem algumas medidas que são importantes implementar para garantir um ambiente limpo nas áreas comuns do prédio. 

Como Limpar Elevador de Inox? 

  • Procure realizar a higienização do elevador de uso social pelo menos uma vez ao dia. 
  • O sistema de botoeira é delicado, assim como um teclado de computador, por isso a limpeza dos botões deve ser feita com suavidade para não prejudicar o funcionamento do elevador, levando às paradas.  Deve-se tomar muito cuidado na limpeza da botoeira para evitar queimar algum componente do sistema. 
  • Evite utilizar produtos em excesso e borrifar direto na superfície. O mais indicado é sempre borrifar em um pano primeiro e depois limpar com suavidade o local desejado. 
  • Para limpar aço inoxidável é recomendável diluir em água morna sabão ou detergente (suave ou neutro), e em seguida secar a superfície com um pano macio ou esponja de nylon, a fim de evitar o aparecimento de manchas e riscos.
  • Luminárias e indicadores devem seguir a mesma recomendação de limpeza.
  • Utilize um pano de microfibra. Nunca utilize esponjas, lâminas, esfregões de aço e outros que podem riscar e danificar o inox.
  • Produtos próprios para inox também podem ser utilizados, já que garantem o brilho por mais tempo e formam uma película protetora.
  • Nunca utilize produtos químicos agressivos (ácidos, água sanitária, removedores de tinta) ou abrasivos (lixa, palha de aço, esponjas ásperas).
  • Procure higienizar o espelho do elevador, os corrimãos e botões que tem contato direto com as mãos dos passageiros. 
  • Para limpar o vidro do elevador pode ser utilizado produtos específicos “limpa vidros” para retirar manchas. 
  • Para finalizar a limpeza, é recomendado usar panos secos e macios.
  • Soleiras podem sem limpas com a ajuda de um aspirador de pó.

Dicas Extras 

Aprendeu como limpar elevador de inox? Para evitar qualquer problema, tenha em mente mais algumas dicas. Lembre-se que, na hora de higienizar um elevador, o outro deve estar disponível para uso para não bloquear o deslocamento dos moradores.  Escolha um horário em que o elevador é menos utilizado para limpá-lo. Geralmente os horários de pico são de manhã cedo, no horário do almoço e depois no fim da tarde.

É importante ressaltar que o pano utilizando deve estar limpo, desprovido de partículas de poeira, pois os resquícios de poeira de um pano já utilizado, podem arranhar o objeto. Se possível, invista em tapetes para limpeza dos pés nas entradas dos elevadores. Isso poderá ajudar bastante na manutenção da limpeza e economizará tempo dos funcionários.

O artigo foi útil para você? Agora que você já sabe como limpar elevador de inox, comece a implementar essas medidas no seu condomínio para manter a limpeza em dia.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se livre para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *