elevador hidraulico

Eclusa é o nome dado a cada uma das comportas que funcionam como elevadores de água que fazem os navios subirem e descerem. O sistema é relativamente simples e funciona com o auxílio da gravidade: suponhamos que um navio vá fazer o trajeto de descida por uma eclusa, a primeira porta da eclusa se abre permitindo que o navio entre (a eclusa é como uma caixa sem a tampa que se abre e fecha por duas das laterais, a da frente e a de trás), assim que o navio entra, ela é fechada novamente e a água é retirada até que atinja o mesmo nível do corpo d’água a jusante da eclusa; quando atinge o mesmo nível, a segunda porta se abre e o navio pode sair.

Dependendo da diferença de altitude entre o corpo d’água a montante e o corpo d’água a jusante da eclusa, ela pode ser classificada em: eclusa de baixa queda, eclusa de média queda, eclusa de alta queda e eclusa de altíssima queda.

O tamanho da queda influencia em fatores importantes como a maior ou menor propensão à formação de turbulência, o tempo de enchimento e esvaziamento, variação maior ou menor no pico das vazões de enchimento/esvaziamento, problemas de cavitação, velocidade de condução nos tubos de enchimento/esvaziamento e a necessidade de sistemas mais eficientes dissipadores de energia. Conforme aumenta o tamanho da queda, aumenta conseqüentemente a complexidade da eclusa.

No Brasil existem cerca de dezoito eclusas, sendo cinco de alta queda, com a maior delas atingindo 35 metros – Tucuruí, um número pequeno se comparado aos 125 metros de queda da Eclusa de Três Gargantas na China.

A mais famosa das Eclusas é a do Canal do Panamá, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. Nessa ilustração, você confere passo-a-passo o seu funcionamento.

Elevador externo é uma excelente opção para valorização do imóvel

O elevador Hammetschwand é o elevador externo mais elevado da Europa e está localizado na Suíça. Ele conecta um caminho de pedra espetacular com o mirante Hammetschwand no planalto Bürgenstock com vista para o Lago de Lucerna. O Buergenstock Hotel Resort localizado em 847 metros de altitude tem sido um local de férias popular desde 1872. Sua atratividade foi reforçada pelo caminho espetacular ao longo da face da rocha vertical e através de um elevador exterior aberto.

O novo elevador foi construído e inaugurado pelo Grupo Schindler. Ele leva os passageiros a 153 metros até o cume dr Hammetschwand em menos de um minuto. Foi considerado como um feito pioneiro naqueles dias e ainda é um recorde, já que o elevador Hammetschwand está segurando a primeira posição como elevador externo mais alto da Europa.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *