Uma casa de máquinas de elevador é uma sala que abriga as máquinas e os controles elétricos que operam um elevador. É lá que é colocada a máquina de tração, quadro de comando, painel seletor, limitador de velocidade e outros componentes da instalação do elevador.

Normalmente, o acesso à casa de máquinas de elevador está localizado em um corredor público, mas a sala deve ser totalmente fechada ou protegida contra acesso não autorizado.

A casa de máquinas do elevador deve ser bem ventilada e fornecida com um ambiente controlado para evitar danos ao equipamento. 

Onde fica situada a casa de máquinas? 

Geralmente fica na parte superior de edifício, exatamente acima da caixa de corrida do elevador. Mas, em alguns prédios mais antigos, ou no caso de equipamentos hidráulicos ela pode ficar na parte inferior, no térreo ou subsolo. 

Quem pode ter acesso à casa de máquinas? 

Por ser considerado o coração dos condomínios, essa sala só pode ser acessada por pessoas autorizadas, como síndico, zelador e técnico da manutenção do condomínio. O acesso é restrito para evitar acidentes. 

Componentes da casa de máquina 

Dentro da casa de máquina você encontra alguns componentes indispensáveis para funcionamento de elevadores para condomínio e prédios. São esses:

1- Máquina de tração do elevador 

Essa é uma máquina grande que atua diretamente na movimentação do elevador. Você verá cabos passando pela polia e o impacto do freio. O motor aciona o eixo principal e o eixo aciona a engrenagem de redução e gira a polia. Ela é responsável pelas subidas e descidas da cabina e contrapeso. O seu freio eletromecânico ajuda a manter a cabina paralisada e os cabos de tração sustentam a cabina. 

2- Motor de tração 

O motor de tração transforma a energia da rede elétrica em movimento. A potência das máquinas de tração podem variar de acordo com o tipo de instalação, se forem pequenas até 5CV e grandes até 75 CV. 

Pode ser acionada por dois tipos de correntes: alternada ou contínua. Podem ter uma ou mais velocidades.

3- Limitador de velocidade 

Essa pequena polia é utilizada para controlar a velocidade. Foi a partir dessa invenção que passou a ser permitido que pessoas utilizassem esse meio de transporte em 1853. Quando o elevador excede a velocidade, o limitador desliga o motor e aciona um freio de emergência. Trata-se de um componente essencial para segurança dos passageiros.

4- Quadro de força do elevador 

O quadro de força, como o nome já indica, é um quadro de energia. Ele é o responsável por entregar energia suficiente para o elevador funcionar. Ele protege a instalação elétrica e permite que o elevador seja ligado ou desligado. Antes da eletricidade ir para o motor ele necessariamente deve passar pelo quadro de comando.

5- Quadro de comando do elevador 

Um dos itens mais fundamentais, o quadro de comando controla todas as funções do elevador. Ou seja ele processa informações e controla as respostas como tráfego, velocidade e precisão nas paradas. É o cérebro de toda a operação. Sua lógica pode ser operada através de relés ou circuitos eletrônicos com lógica digital.

Cuidados com a casa de máquinas de elevador 

casa de máquinas

Não use o espaço como depósito 

Por mais que o maquinário da casa de máquinas não ocupe todo o espaço, evite usar a sala para outros fins, colocando materiais e equipamentos diversos para depósito. Por questão de segurança, a casa de máquinas deve ser preservada e exclusiva.

Se preocupe com a climatização 

O maquinário deve permanecer bem ventilado, por isso que o ideal é ter ar condicionado na sala. A temperatura deve ser estável e evitar o superaquecimento que pode atrapalhar no seu funcionamento ou causar danos aos componentes. Caso não seja possível a instalação do ar condicionado, uma ventilação mecânica ou natural pode ser suficiente. Consulte o técnico de manutenção.

Garanta um ambiente iluminado 

O ambiente precisa ser bem iluminado e possuir uma ligação independente das máquinas e qualquer outro equipamento. Qualquer dúvida, consulte o técnico da manutenção.

A casa de máquinas deve conter extintor de CO2, com vistorias periódicas. Outra dica é manter a sala sempre trancada e a chave deve ser exclusiva para pessoal autorizado, como citamos mais acima.

Cuidado com água 

De maneira nenhuma deve ser realizada limpeza dos pisos ou paredes com água, pois isso pode ser prejudicial ao elevador. Fique esperto também às infiltrações na casa de máquinas, caixa e poço. Se for identificado o problema, resolva rapidamente. 

Elevador com ou sem casa de máquinas? 

Uma das dúvidas principais na hora de instalar um elevador é saber qual escolher, um com casa de máquinas ou sem casa de máquinas. O elevador sem casa de máquinas utiliza tecnologia para diminuir o maquinário ao máximo possível.

Os equipamentos são menores e são instalados na parte interior da caixa de corrida. Componentes como quadro de comando, máquina de tração e outros são colocados no topo da caixa de corrida e lateral da porta de pavimento do último andar. 

Agora, a vantagem de optar por um elevador sem casa de máquina é a otimização do espaço. Com isso, poderá ser criado uma área coberta ou outros investimentos que valorizam o imóvel.

Nossos elevadores atendem as normas de acessibilidade ABNT NBR 12892 ou NBR NM 313. E são completamente personalizáveis para se adequar aos diferentes projetos. A Espel oferece manutenção periódica para garantir total segurança dos elevadores. Entre em contato e saiba mais: [email protected]

    Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos

    0 respostas

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *