Preciso de um elevador de carga para minha empresa. O que devo considerar?

HomeSem categoriaPreciso de um elevador de carga para minha empresa. O que devo considerar?
Elevador de carga

Desde grandes fábricas, supermercados e indústrias, até em empresas de logística, os elevadores de carga desempenham um papel absolutamente vital em suas atividades. A quantidade de segmentos que necessitam de uma solução como essa é bastante elevada. Com a ressalva de que dentro de cada um desses setores, existem necessidades específicas, e por isso, há vários tipos de elevadores que podem ser considerados de carga, como o elevador automotivo, o monta-carga, entre outros.

É a partir da análise das especificidades de cada negócio que cada empresa determina qual o tipo de elevador de carga que mais se enquadra às suas demandas.

Função essencial. Esses elevadores desempenham uma função muito importante: transportar cargas pesadas de um patamar ao outro, sempre verticalmente. Para isso, precisam seguir as normas da ABNT e são divididos em tipos, de acordo com sua capacidade de carga.  

No artigo de hoje, vamos te mostrar o que você deve considerar antes de fazer a sua escolha.

Acompanhe!

Tipos de elevadores de carga

  • Classe A (também chamados “de serviço”): nunca ultrapassam ¼ de sua capacidade, ou seja, 25%. Para carga comum, o carregamento e a descarga são feitas por meio manual ou por empilhadeiras manuais;
  • Classe B: são utilizados para transporte de veículos de passageiros e utilitários, frequentemente usados em estacionamentos. A carga deve ser calculada com base de 150 kg/m2;
  • Classe C: o carregamento é feito por empilhadeira motorizada, transportada ou não pelo elevador, ou carregamentos com grandes concentrações de cargas. A plataforma não deve exceder 150% da carga e em nenhum caso o peso da empilhadeira deve exceder 50% da carga nominal do elevador.

Há diferentes tipos de abertura das portas?

Sim, diferentemente dos elevadores de passageiros, nos elevadores de carga há uma variação grande de tipos de abertura de portas. Confira abaixo os principais tipos:

  • Porta automática deslizantes na horizontal: ágil nas operações de carga e descarga e não requer intervenção humana;
  • Porta de eixo vertical: semelhantes a portas convencionais com dobradiças e deve ser instalada nos pavimentos e não nas cabines do elevador, oferecendo maior segurança, conforto e resistência, além de reduzir o custo de manutenção;
  • Guilhotina deslizante na vertical (manual ou motorizada): ideais para cargas pesadas, geralmente são robustas e resistentes para minimizar colisões e/ou danos de empilhadeiras e equipamentos;

 

Como encontrar uma empresa que faça bons projetos de elevadores de carga?

Aqui mesmo no site, já abordamos esse tema. Mas, se você não teve a oportunidade de ler, em resumo, você deve considerar:

  • Há quanto tempo a marca atua no setor?
  • Qual a experiência e a expertise dos seus profissionais?
  • Quantos engenheiros a empresa possui?
  • Seus profissionais são capacitados, possuem certificações técnicas?
  • Em quais áreas a empresa é especialista além do comércio de elevadores (manutenção, modernização, projetos e outros)?

 

Para saber qual elevador de carga é ideal para a sua indústria, empresa ou fábrica, fale agora com um consultor da Espel Elevadores.

Vamos ajudar nessa decisão!

 

 

 

Tipos de elevadores