Plataforma elevatória x Elevador Residencial: principais diferenças

HomeÚltimas do BlogPlataforma elevatória x Elevador Residencial: principais diferenças

Criados para facilitar o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, além de proporcionar conforto e praticidade para os demais, tanto o elevador residencial quanto a plataforma elevatória são fundamentais. Porém, os equipamentos possuem certas especificidades, que fazem com que cada projeto seja adequado para determinada situação.

Está pensando em instalar uma plataforma elevatória ou elevador residencial em casa? Conheça as diferenças entre os produtos.

Objetivos dos projetos de elevador residencial e plataforma elevatória podem variar

As diferenças entre um equipamento e outro começam desde a concepção do projeto. Isso porque a plataforma elevatória é específica para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, ela pode ser instalada tanto em uma residência, quanto em locais públicos e espaços comerciais, visando atender a legislação que trata sobre a acessibilidade.

Já o elevador residencial traz às casas, além da acessibilidade, praticidade e conforto para a locomoção de todas as pessoas no ambiente.

Diferenças na plataforma elevatória e elevador residencial

A plataforma elevatória percorre uma altura de até 4 metros com elevação através de controle com pressão constante. Já o elevador residencial funciona com elevação automática, percorrendo uma altura de até 12 metros. Sendo que o enclausuramento do elevador residencial é sempre obrigatório e, no caso das plataformas, para percursos acima de 2 metros.

Outro ponto é com relação à capacidade de carga máxima, possuindo a plataforma 250Kg e o elevador residencial 225 kg ou 3 pessoas. Neste mesmo contexto a plataforma elevatória possui velocidade de 6m/min. Já o elevador residencial, 15m/min.

Por fim, as plataformas não possuem porta de cabina e as portas dos pavimentos são manuais (eixo vertical), enquanto nos elevadores residenciais a porta da cabina é obrigatoriamente automática e as dos pavimentos podem ser automáticas ou manuais.

Espel, a especialista que você procura para o projeto ideal de plataformas e elevadores residenciais

A Espel Elevadores atua em desenvolvimento de projetos, fabricação, manutenção e modernização de elevadores desde 1986. Nossa equipe avalia a necessidade do cliente para fazer projetos que se adequem às suas expectativas, promovendo a acessibilidade e a praticidade com segurança e eficiência.

Está interessado em instalar uma plataforma elevatória ou elevador residencial? Entre em contato conosco e conte com nossa colaboração para colocar isso em prática!   

Tipos de elevadores