O que são plataformas de acessibilidade (e por que são essenciais)?

HomeSem categoriaO que são plataformas de acessibilidade (e por que são essenciais)?
Plataforma de acessibilidade

Todos os dias, subir escadas é um grande desafio na vida de milhares de pessoas, seja em prédios públicos ou particulares. Contudo, a tecnologia se destaca como uma grande aliada para ajudar quem precisa transpor esse obstáculo. Dentre as ferramentas que cumprem esse objetivo está a plataforma de acessibilidade.

Mas você sabe o que são as plataformas de acessibilidade e por que elas são essenciais? Continue a leitura e descubra.

 que é a plataforma de acessibilidade?

A plataforma de acessibilidade é um equipamento de elevação vertical que permite que pessoas com mobilidade reduzida, como cadeirantes e idosos, sejam transportados de forma segura e confortável.

A plataforma pode ser instalada em prédios públicos, comerciais (como bancos, hospitais, shoppings, hotéis), industriais, ou mesmo em residências.

Qual é a diferença entre a plataforma de acessibilidade e o elevador?

Alguns dos itens que mudam de um equipamento para o outro são a altura que percorrem e a quantidade de paradas permitidas. O percurso máximo de uma plataforma, que deve contar com um corrimão para o usuário se apoiar, deve ser de até 4 metros e as dimensões da cabine do produto são menores que as de um elevador comum. Deste modo, a plataforma não exige grandes alterações na estrutura do prédio em que será instalada, já que requer pouco espaço.

Plataforma de acessibilidade

Imagem de plataforma de acessibilidade construída pela Espel Elevadores

 

A capacidade de uma plataforma também é diferente. O equipamento suporta até 250kg, considerando o peso do cadeirante e seus acompanhantes.

É válido lembrar que, ao contratar uma empresa para produzir a plataforma de acessibilidade, é preciso que o projeto atenda a todas as normas, a fim de garantir a segurança dos usuários do produto.

Acessibilidade: mais que um dever, uma obrigação

Promover a acessibilidade das pessoas é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa para todos. Segundo dados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24% da população tinha algum tipo de deficiência (visual, auditiva, motora e mental ou intelectual). O número de pessoas com deficiência motora é alto: chega a 7% da população.

Contudo, investir em meios de acessibilidade não é apenas um dever de cidadania das empresas, mas também uma obrigação legal. As plataformas de acessibilidade, aliás, devem estar de acordo com os requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Dentre as exigências estão a barreira de proteção contra queda e um sistema de freio de segurança.

Independentemente do tipo de construção, o fato é que a instalação de elevadores ou plataformas de acessibilidade é essencial para que sua empresa ou condomínio faça sua parte no que se refere à cidadania, levando a oportunidade de todas as pessoas se locomoverem de forma igual, com rapidez e segurança.

Siga as redes sociais da Espel Elevadores e mantenha-se atualizado sobre tudo que se refere aos elevadores!

Tipos de elevadores