Guia para escolher o modelo ideal de elevador

modelo ideal de elevador blog

Considerado o meio de transporte mais seguro do mundo o elevador é considerado a base do desenvolvimento e crescimento das grandes cidades em todo planeta. Para edificações com mais de dois pavimentos, o equipamento é primordial para o transporte de pessoas e materiais. Escolher o modelo ideal de elevador é imprescindível para o bom funcionamento de seu empreendimento.

A fim de auxiliá-lo a escolher o modelo de elevador ideal, a Espel Elevadores criou este guia. Esperamos ajudá-lo e tirar suas dúvidas com este artigo. Boa leitura!


Guia para escolher o modelo ideal de elevador

Um equipamento de transporte vertical (elevador) pode ser definido como um mecanismo de elevação ou descida, para transporte de pessoas ou objetos. No entanto, variam seus sistemas de acionamento, sendo eles hidráulicos ou eletromecânicos.


Elevadores hidráulicos

Os elevadores hidráulicos são dotados de um sistema cuja movimentação da cabina é realizada através da injeção de  óleo. O fluído sob pressão, no interior de um pistão, faz com que a cabina se desloque no sentido vertical  de subida ou descida.

O acionamento  é realizado através de uma  bomba submersa em um reservatório  de óleo, interligado ao pistão por  uma mangueira hidráulica. O sistema baseia­-se na liberação controlada de óleo através de um bloco de válvulas e um sistema lógico programável.

São equipamentos que não necessitam de casa de máquinas no nível superior, podendo ser locados em qualquer andar e/ou ambiente. Com isso ganha-se espaço no último nível superior que possuem altos custos de execução, acesso e adequações. Além disso, não prendem passageiros no interior da cabina com a falta de energia, pois possuem um sistema de resgate. A cabina é deslocada até o primeiro nível liberando os passageiros.

Por não possuírem máquinas e motores com as características dos elevadores convencionais, eliminam barulhos excessivos próximos à coberturas e andares superiores. Não gastam energia no movimento de descida, já que utilizam a ação da gravidade para o controle da cabina.


Elevadores eletromecânicos

Já para os elevadores eletromecânicos, o princípio de funcionamento também é bastante simples. A cabina é sustentada por cabos de aço, que são tracionados  por uma polia fixada a máquina de tração.

Através do  acionamento do  motor elétrico ela é movimentada,  fazendo com que o equipamento se movimente de acordo com o giro da polia. Em sua outra extremidade, os cabos são fixados a um contrapeso para equilibrar a carga de transporte.

Existem dois modelos: com e sem casa de máquinas. Em suas aplicações, os Elevadores sem Casa de Máquina apresentam vantagens:

*Retirar e alterar a palavra inúmeras para algumas:

  • Adaptam­-se aos edifícios existentes ou  em novos projetos;
  • Dispensam  a Casa de  Máquinas superior;
  • Simplifica  o telhado, reduz  as vibrações na estrutura  do prédio;
  • Possuem baixo nível de ruído, principalmente nos andares superiores, valorizando as coberturas e terraços;
  • Insuperáveis  em aplicações  de altas cargas a  baixas alturas (maca,  leito, cargueiros, veículos);
  • Equipados  com sistema  de resgate automático.

Além disso, economizam na obra civil. As cargas localizam-­se no fundo do poço, facilitando a localização da casa de máquina no prédio. Desse modo, dispensam o uso de contra­pesos, onde  ficam localizados o pistão e as guias.


Modelos de elevador

Cada modelo de elevador tem uma especificidade e funcionalidade diferentes. A partir dessas informações é possível escolher o modelo ideal de elevador para seu empreendimento.

  • Elevador residencial / mobilidade reduzida -­ 225 KG - 03 passageiros (elétrico e hidráulico);
  • Elevador passageiro - 450 KG / 06 passageiro - 600KG / 08 passageiro (elétrico e hidráulico);
  • Plataforma elevatória para acessibilidade (fuso e hidráulico);
  • Carga e passageiro - 1000 KG / 1500 KG / 2000 KG / 3000 KG… (hidráulico);
  • Somente carga - 500 KG / 1000 KG / 1500 KG / 2000 KG / 3000 KG… (elétrico e hidráulico);
  • Montaprato (monta carga) - 100 KG / 200 KG / 300 KG;
  • Elevador maca / maca leito - (hidráulico).

Locais onde cada modelo é mais utilizado

  1. Locais com mobilidade reduzida / residência

Plataforma elevatória para acessibilidade (fuso e hidráulico)

Elevador residencial / mobilidade reduzida - 225 KG / 03 passageiros (elétrico e hidráulico)

  1. Comerciais e edifícios

Elevador passageiro - 450 KG / 06 passageiros - 600KG / 08 passageiros (elétrico e hidráulico)

  1. Industrial, comercial, supermercados, restaurantes, lixo hospitalar, etc

Carga e passageiro - 1000 KG / 1500 KG / 2000 KG / 3000 KG… (hidráulico)

Somente carga - 500 KG / 1000 KG / 1500 KG / 2000 KG / 3000 KG… (elétrico e hidráulico)

Montaprato (monta carga) - 100 KG / 200 KG / 300 KG

  1. Hospitais (para pacientes)

Elevador maca / maca leito­ (hidráulico)


Manutenção de elevadores

De acordo com leis vigentes,  os elevadores devem possuir manutenções  periódicas para segurança dos seus usuários. Desse modo é garantido a  longevidade e bom funcionamento do elevador. A Espel Elevadores conta com uma equipe altamente qualificada que realiza a manutenção mensal preventiva nos elevadores.

A manutenção é feita através de uma inspeção minuciosa realizando limpeza, regulagem, lubrificação e ajuste geral, proporcionando o funcionamento eficiente e econômico dos equipamentos. Temos estrutura para prestar serviços de qualidade na conservação de elevadores multimarcas, oferecendo segurança e atendimento personalizado aos clientes.

Através do dos departamentos comercial, administrativo, jurídico, de engenheiros e técnicos especializados, estamos aptos a oferecer um atendimento de excelência. Desde assessoria para escolher o modelo ideal de elevador, à manutenção preventiva e assistência técnica.

Precisa escolher um modelo de elevador para seu empreendimento? Converse com um de nossos especialistas para ter a certeza de que irá escolher o modelo ideal de elevador! Entre em contato para conhecer os detalhes de cada produto e de nossos serviços.

tipos-de-elevadores-que-a-espel-trabalha